recicle plástico

Essas dicas foram dadas pela drisantos.blogspot.com, achei fantástica!! E não resisti postar aqui pra registrar as coisas legais.

MATERIAIS:

- Transparência p/ink-jet (indico da Marca Filipaper, que funciona perfeitamente e tem a venda em papelarias como a
Kalunga, por exemplo)
- Caneta permanente
- Aquecedor de emboss
- Palito para churrasco e/ou pinça
- Placa de Acrílico ou uma base lisa e resistente ao calor
- Base para aquecimento – eu adaptei uma pedra (tipo granito ou mármore) e cobri com papel alúminio (aquele de alimento mesmo). Além de proteger a placa de corte, móveis e pisos da sua casa, o papel alúminio ainda colabora para o aquecimento (ver foto):
Esse truque da pedra aprendi com a Déia e Daisy de Curitiba (eita terra de gente criativa... rsrsrs)
EXECUÇÃO:
ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FINAL ANTES DE COMEÇAR A EXECUTAR

Como a proposta deste PAP é ensinar “alternativas caseiras” para o tão desejado Shrink Plástic, é interessante fazer o próprio desenho.
Para quem não tem carimbeira com tinta permanente tipo STAZON, uma alternativa é desenhar com caneta permanente na transparência.
Se tiver habilidades para desenho à mão livre, terá muitas opções, para quem não tem esta habilidade toda (como é meu caso rsrsrs), é só copiar um desenho como apresentado na foto. Depois é só recortar e está pronto para ser utilizado.

O uso do palito de churrasco é importante, pois como a peça com o calor enrolará toda e ficará super aquecida será difícil desgrudar as pontas, se necessário.

OBS: POSICIONE A FIGURA COM O LADO ONDE DESENHOU PARA BAIXO (EM CONTATO COM O PAPEL ALÚMÍNIO)

Enquanto não adquirir a prática, peça ajuda de outra pessoa. Enquanto seu ajudante segura o aquecedor, com o palito no centro da peça, vá aquecendo.
Repare que é absolutamente normal que a peça enrole totalmente. Parece que vai estragar tudo, mas é assim mesmo. Ela enrolará toda e depois começara a desenrolar sozinha.
ATENÇÃO: NESTA FOTO O PALITO NÃO ESTÁ NO CENTRO POIS NÃO CONSEGUI MÃOS PARA AJUDAR Neste momento, se for necessário, com o auxílio de outro palito ou um a pinça ajeite a peça, e para deixá-la bem plana pressione com a placa de acrílico. Se não tiver esta placa (que geralmente é usada como base para carimbos), use algo para substituir (que suporte o calor). Na foto foi usada uma caixinha de cartão de visitas. Olha como diminui de tamanho: Pronto, você tem um enfeite diferente para usar nos seus projetos.


DICAS:
1 – O EFEITO FICA OPACO MESMO. PARA UM EFEITO MAIS TRANSPARENTE, É SÓ LAVAR A TRANSPARÊNCIA COM ÁGUA PURA PARA RETIRAR A PELÍCULA DE IMPRESSÃO (VC SENTIRA NAS MÃOS QUANDO A PELÍCULA TIVER SAÍDO) E SEQUE, ANTES DE COMEÇAR O DESENHO
2 – CUIDADO COM O AQUECEDOR JUNTO A PLACA DE CORTE, ELA PODE NÃO RESISTIR A TEMPERATURA E DERRETER.
3 – SE UTILIZAR PINÇA, CUIDADO PARA NÃO AQUECÊ-LA DEMAIS, O QUE PODE OCASIONAR QUEIMADURAS.
4 – CUIDADO COM A TEMPERATURA DO AQUECEDOR DE EMBOSS. ESTE AZUL QUE USO É BEM MAIS FORTE QUE OS OUTROS, ENTÃO É ACONSELHÁVEL MANTÊLO Á UMA DISTÂNCIA DE PELO MENOS UNS 20 CM DA PEÇA, PARA QUE NÃO QUEIME (LEMBRE QUE NA FOTO ELE ESTÁ PRÓXIMO PELA IMPOSSÍBILIDADE DE AJUDANTES).
5 – TODO O PROCEDIMENTO É MUITO RÁPIDO, ENTÃO DEIXE TODO MATERIAL PRÓXIMO PARA QUE NÃO PERCA TEMPO (PROCURANDO OUTRO PALITO POR EXEMPLO) POIS A PEÇA TAMBÉM ESFRIA E ENDURECE MUITO RÁPIDO.
6 – MESMO O SHRINK ORIGINAL NÃO É MUITO FÁCIL DE TRABALHAR, E MESMO QUEM TEM EXPERIÊNCIA COM ELE PODE PERDER ALGUMAS PEÇAS. ENTÃO NÃO SE DESESPERE SE NÃO DER CERTO NA PRIMEIRA OU EM OUTRAS VEZES.
7 – SE QUISER FAZER ALGUM FURO NA PEÇA, NÃO ESQUEÇA QUE DEVE SER FEITO ANTES DO AQUECIMENTO. A PEÇA FURADA PODE SERVIR ATÉ COMO CHAVEIRO, OU PENDURICALHOS PARA SEU PROJETO.
8 – PARA DAR TEXTURA, AO INVÉS DE PRESSIONAR A PLACA DE ACRÍLICO, PRESSIONE UM CARIMBO. O DESENHO PASSARÁ PARA O SHRINK. ATENÇÃO: NÃO USE CARIMBOS DE BORRACHA E NEM DE EVA (LEMBRE-SE SEMPRE QUE É UM TRABALHO COM ALTA TEMPERATURA) - ESTE RECURSO FUNCIONA BEM NO SHRINK ORIGINAL

0 comentários: