Pegada Ecológica



A Pegada Ecológica é uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir, de uma forma continuada, os bens e serviços que consumimos, e absorver ou eliminar todos os resíduos e poluentes que produzimos.

De forma simples, a pegada ecológica individual será calculada pela área em hectares que uma pessoa necessitaria para produzir os próprios alimentos, para obter água e energia para as suas necessidades, espaço para eliminar os seus lixos, e plantas verdes para capturar a poluição do ar produzido nas nossas atividades, transportes, aquecimento, etc.

Situação atual:

  1. A população brasileira já ultrapassou a marca de 2,1 hectares por habitante, o que seria considerada uma Pegada Ecológica per capita máxima, o valor calculado para garantir a sustentabilidade é ultrapasada, sendo a média brasileira é de 2,4 hectares/ano por pessoa.
  2. Atualmente a Pegada Ecológica média mundial é 35% maior do que a capacidade de regeneração do planeta.
  3. A Terra precisa de 1 ano e 4 meses para que possa recuperar o que foi utilizado (água, solo, ar) e poluído num único ano.
  4. O planeta em que vivemos já está pequeno e os recursos insuficientes para o padrão de vida que temos.
Temos que repensar a forma de vida que levamos, buscar novas propostas e plantar novas sementes, dentro e fora do nosso coração.

0 comentários: