H1N1

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).


Para retirar o medicamento, o paciente precisa entregar um formulário padronizado pelo governo, preenchido, assinado e carimbado pelo médico. Com o formulário, é necessário ainda entrar uma receita médica com a prescrição do tratamento, incluindo a dosagem.

A retirada do antiviral poderá ser realizada pela família ou acompanhante do paciente, com a apresentação de um documento de identificação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o horário de funcionamento das AMAs é de segunda a domingo, das 7h às 19h. A Secretaria Estadual de Saúde não soube informar o horário de atendimento dos postos que distribuirão o remédio no interior.

Confira os endereços das AMAs e dos postos no interior de São Paulo no link


0 comentários: